ESTUDO EM GRUPO
Começar a ler a Bíblia é sempre um desafio, muitas vezes, sentimos o desejo de realizarmos uma leitura sistemática, mas acabamos por desanimar. Esse desânimo acontece por vários motivos, mas um deles é a falta de compreensão dos textos sagrados.
O estudo em grupo é uma maneira prazerosa de estudar a Bíblia. No grupo podemos ter dúvidas esclarecidas, ter nosso ânimo renovado e crescermos no conhecimento da palavra em conjunto.
A proposta é lermos um livro cada mês e discutirmos pontos que deixarem dúvidas bem como partilharmos aprendizados.
![]() |
1º Livro: Evangelho de João
Lucas pode ser o Evangelho mais bonito, porém João é o Evangelho mais profundo. Nele o Senhor Jesus é apresentado como o Verbo que se fez carne, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, o Filho Unigênito do Pai.
Jesus é aquele em quem está a vida, todas as coisas foram feitas por Ele. Ele é a Luz do Mundo, o Messias rejeitado, a Glória manifestada.
No Evangelho de João, sete testemunhas declaram a deidade de Jesus: João Batista, Natanael, Pedro, Jesus, Marta, Tomé e João.
Sete vezes Jesus declara "Eu Sou":
- "EU SOU o pão da vida"
- "EU SOU a luz do mundo"
- "Antes que Abraão existisse, EU SOU"
- "EU SOU o bom pastor"
- "EU SOU a ressurreição e a vida"
- "EU SOU o caminho, a verdade e a vida"
- "EU SOU a videira verdadeira"
O Evangelho de João foi escrito, para combater as heresias que grassavam o meio evangélico no final do primeiro século e provar que Jesus era o Cristo, o Messias (para os judeus) e o Filho de Deus (para os gentios).
O Evangelho de João foi o último a ser escrito, mais ou menos no ano 95 d.C., em Éfeso, segundo a tradição, onde, provavelmente, o discípulo amado pastoreava, como uma apologia do Cristianismo, ou seja, para combater as heresias dos que não aceitavam ser Jesus o Filho de Deus, o "Verbo" que "se fez carne e habitou entre nós"(Jo 1.14).
De fato, no capítulo 20, versículo 31, do seu evangelho, João revela o propósito de escrever a biografia de Jesus Cristo: oferecer evidências que comprovam a natureza e a missão do Filho de Deus.
Os quatorze primeiros versículo deste livro constituem o prefácio, o qual anuncia a divindade de Jesus, e apresenta três grandes idéias que percorrem todo o seu evangelho: a revelação do Verbo (vv.1-4), a rejeição do Verbo (vv. 5-11) e a aceitação do Verbo (vv. 12-14).
OI.
ResponderExcluirBoa noite Adriana, a paz do Senhor. Enviei uma mensagem de teste e consegui visualiza-la. ficou muito bom, que Deus possa nos ajudar a compreendermos seus ensinamentos para fortalecermos nossa visa espiritual e ganhar mais almas para o reino de Deus.
ResponderExcluirBem vindo Felix. Agora então começa pra valer nossa missão. Vamos divulgar este trabalho. Quanto mais gente lendo a palavra de Deus melhor.
ExcluirLâmpada para nossos pés é a poderosa Palavra de Deus. Cresçamos na graça e no CONHECIMENTO, como bem nos ensina Pedro! Parabéns pela iniciativa, Adriana!!!
ResponderExcluirBem vinda ao grupo Elaine.
ExcluirBoa noite Adriana, por favor comente a respeito do versículo 51 do cap. 01,conversa de Jesus com Natanael.
ResponderExcluirA paz do Senhor Felix, realmente este versículo é um pouco complexo. Provavelmente sua dúvida é com relação a Jesus dizer que Natanael veria o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o filho do homem. A resposta estará na próxima postagem, hoje mesmo.
ExcluirPaz do SENHOR a todos...
ResponderExcluir