sexta-feira, 26 de junho de 2015

ESTUDO DO EVANGELHO DE JOÃO - PARTE II

ESTUDO DO EVANGELHO DE JOÃO

                                                                           PARTE II

  1. O apóstolo João era filho de Zebedeu, aparentemente um homem abastado e influente (Mc 1.20), e de Salomé, que era irmã de Maria, mãe de Jesus, (Jo 19.25; Mt 27.56,61; Mc 15.40,47).
  2. João escreveu seu evangelho já próximo do fim da vida. A autoria desse Evangelho foi muito discutida pelos estudiosos já que seu autor é identificado apenas como "discípulo amado"(Jo 21.20,24).
  3. João participava do círculo mais íntimo de Jesus, juntamente com Pedro e Tiago (Mc 5.37; 9.2; 14.33). João e seu irmão, Tiago viviam em Cafarnaum, Jesus os apelidou de Boanerges (filhos do trovão, Mc 3.17). João e Pedro foram descritos como iletrados e incultos (At 4.13).
  4. João foi testemunha ocular da vida e do ministério de Jesus, de todos os discípulos, foi quem ministrou por mais tempo. João participou da Última Ceia (Jo 13. 23-26), esteve aos pés da cruz com a mãe de Jesus (Jo 19. 25-27), acompanhou Pedro até o túmulo vazio (Jo 20. 2-10) e reconheceu Jesus após a ressurreição (Jo 21.7). 
  5. A João é atribuída a autoria de Primeira, Segunda e Terceira Epístola de João, como também o Livro do Apocalipse. Ele participou ativamente da Igreja em Jerusalém (At 3.1), e mais tarde foi pastor da igreja de Éfeso.
  6. João não registrou em seu livro: a genealogia de Jesus, seu nascimento, sua infância, a transfiguração, a escolha dos discípulos, as parábolas, sua ascensão e a grande comissão. Mas é o único a registrar as alegorias do Bom Pastor, da porta, do grão de trigo e da videira, o discurso do pão da vida, o da ceia e a oração sacerdotal, os episódios das bodas de Caná, da ressurreição de Lázaro e do lava-pés, o diálogo com Nicodemos e com a Samaritana.
  7. Muitas são as palavras chave que João utiliza: verdade, vida, luz, amor, glória, mundo, julgamento, hora, testemunho, água, espírito, amar, conhecer, ver, ouvir, testemunhar, manifestar, dar, fazer, julgar...
"Olhando os milagres que aparecem em João apenas 3 coincidem com os sinóticos: a cura do filho do Centurião, a multiplicação dos pães, o andar sobre as águas.
Nos milagres a diferença aparece no significado que eles possuem: Nos sinóticos Jesus realiza os milagres movido de compaixão em João os milagres adquirem um caráter de sinais, manifestando a glória de Jesus.
- Só o quarto evangelho apresenta a parte humana de Jesus, Ele com Maria chora a morte de Lázaro em Betânia.
- É o evangelho de João que apresenta os últimos passos de Jesus começando com a última ceia no cenáculo, os derradeiros momentos de Jesus, suas últimas palavras e recomendações, o lava-pés, e a cena com Judas Iscariotes.
- Em João aparece um Jesus muito próximo dos discípulos.
João nos convida a adentrarmos no Cenáculo e nos tornamos participantes dos últimos momentos de Jesus com seus discípulos, Suas últimas palavras, recomendações e oração, sua ação ilustrativa ao lavar os pés dos discípulos e a confrontação final com Judas Iscariotes. Nem um dos outros evangelistas nos trouxeram tantos detalhes da intimidade de Jesus com os discípulos, como João faz". (aBíblia.org)

Nenhum comentário:

Postar um comentário