quinta-feira, 23 de julho de 2015

ESTUDO PARA O MÊS DE AGOSTO



ATOS – A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO ATRAVÉS DA IGREJA


CONTEÚDO GERAL DE ATOS
AUTOR: LUCAS
TEMA: A PROPAGAÇÃO TRIUNFAL DO EVANGELHO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO
DATA: CERCA DE 63 d.C.
I.                    INTRODUÇÃO (1. 1-11).
II.                  O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTO (1.12 – 2.41).
III.                A COMUNIDADE CRISTÃ EM JERUSALÉM (2.42 – 8.1).
IV.               A PERSEGUIÇÃO (8.1b – 9.31).
V.                 A IGREJA ENTRE OS GENTIOS (9.32 – 12.25).
VI.               O CONCÍLIO DE JERUSALÉM E AS VIAGENS MISSIONÁRIAS (13.1 – 21.16).
VII.             A PRISÃO DE PAULO E SEU MINISTÉRIO EM ROMA (21.17 – 28.31).
VERSÍCULO CHAVE: 1.8 – “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra".
PROPÓSITO: RELATAR O AVANÇO DO EVANGELHO, SAINDO, DO JUDAÍSMO PARA O MUNDO GENTIO. REVELANDO A MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO NA VIDA E NO PAPEL DA IGREJA NA SOCIEDADE, BEM COMO A CONTINUIDADE DO MINISTÉRIO DE CRISTO NA PROPAGAÇÃO DO EVANGELHO.
TRÊS PRINCIPAIS MOMENTOS:
1-      O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTO;
2-      A VIDA COMUNITÁRIA DA IGREJA PRIMITIVA EM JERUSALÉM;
3-      A EXPANSÃO DA IGREJA ENTRE OS GENTIOS.
PROTAGONISTA: O ESPÍRITO SANTO PROTAGONIZA O PAPEL DE CONDUTOR ESSENCIAL DO CAMINHO MISSIONÁRIO DA IGREJA. SOB SUA AÇÃO, A IGREJA CAMINHA PODEROSA, TESTEMUNHANDO ACERCA DE JESUS.

INTRODUÇÃO
            Não há muitas informações acerca do autor de Atos dos Apóstolos. Sabemos apenas tratar-se de um homem culto e possuidor de um estilo literário de impressionante grandeza. O prólogo de seu evangelho é escrito num grego que se aproxima do clássico (Lc 1. 1-4).
            Lucas também era médico (Cl 4.14). E muito amado por todos. Converteu-se depois da ascensão do Senhor Jesus. A partir da segunda viagem missionária de Paulo o encontramos participando ativamente da evangelização dos gentios (At 16.10).
            Em seu evangelho, Lucas fez um relato fidedigno e metódico pondo “em ordem a narração dos fatos”, diz ele, “que entre nós se cumpriram, segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio” (Lc 1.1,2). Já em Atos dos Apóstolos, pôs-se ele a narrar a expansão da igreja de Cristo. Neste livro Lucas atua também como o personagem que de forma modesta, oculta-se na humildade do pronome da primeira pessoa do plural (At 20.6, 13, 15; 21.16; 27.8).
            Lucas concluiu os Atos dos Apóstolos entre os anos 61-63. Portanto, antes da execução de Paulo e bem antes da destruição de Jerusalém pelos romanos. Historiador consciencioso que era, jamais deixaria de mencionar ambos os fatos, houvesse ele escrito o livro após o ano 70.

O CONTEÚDO DE ATOS DOS APÓSTOLOS
1-      EVENTOS PRÉ-PENTECOSTAIS:
a)      A ascensão de Cristo: a subida do Cristo ressurreto e glorioso ao céu, foi um fato histórico comprovado e testemunhado por centenas de pessoas (At 1.15; 1 Co 15.6).
b)     A eleição de Matias: a escolha do substituto do Iscariotes tem de ser encarada como um capítulo importantíssimo da História da Igreja Cristã. Foi o próprio Espírito Santo quem constrangeu a Pedro a presidir a reunião que culminou com a designação de Matias. A igreja não poderia ser inaugurada com o colégio apostólico incompleto (At 1.15-20).
2-      EVENTO PENTECOSTAL: o batismo com o Espírito Santo inaugura a Igreja como a agência por excelência do Reino de Deus. O fato está registrado no capítulo dois. Após a ascensão de Cristo, e a escolha de Matias, os discípulos passaram a reunir-se em um cenáculo para orar. Em obediência a ordem de Cristo, ficaram em Jerusalém aguardando serem revestidos de poder. No dia da festa de Pentecostes (Festa da Colheita que acontecia 50 dias após a Festa da Páscoa), enquanto estavam reunidos em oração todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Nesse dia, após o discurso de Pedro, quase três mil almas agregaram-se aos fiéis (At 2.41).
3-      EVENTOS MISSIONÁRIOS:
a)      A expansão em Jerusalém: Nenhum líder judeu poderia imaginar que, logo após a morte do Senhor Jesus, a Igreja Cristã, inaugurada no Pentecostes, se espalharia tão rapidamente por toda a Jerusalém. No Sermão do Pentecostes, quase três mil almas aceitam a Jesus. Mais adiante, o número já sobe para quase cinco mil (At 4.4). Daí em diante, multiplicou-se tanto o número de conversos que até mesmo não poucos sacerdotes obedeciam a fé (At 6.7).
b)     A expansão da Igreja na Judeia e Samaria: A morte de Estevão foi apenas o início de uma perseguição que culminaria com a diáspora da igreja hebreia. Os irmãos espalhados que forma pela arbitrariedade das autoridades judaicas, iam semeando a Palavra de Deus por toda a Judeia até chegar a desprezada Samaria (At 8.1-25). Nessa fase destaca-se como evangelista o que fora escolhido como diácono: Filipe (At 8.5).
c)      A expansão da Igreja entre os gentios: Se na parte inicial de Atos, a figura proeminente é Pedro, na segunda parte destaca-se Saulo de Tarso. Em três viagens missionárias, levou o Evangelho ao extremo ocidental do mundo então conhecido sem impedimento algum (At 13-28).
O PROPÓSITO DE ATOS DOS APÓSTOLOS
1-      NARRAR A EXPANSÃO DA IGREJA: Para esclarecer como a Igreja de Cristo inaugurada pelo Espírito Santo em Jerusalém veio a tornar-se na universal e invisível assembleia dos santos, que Lucas escreveu os Atos dos Apóstolos. Metódica e sistematicamente, mostra ele como a Igreja transcendeu as fronteiras da Judeia para universalizar-se nos confins da terra (At 1.1-15).
2-      JUSTIFICAR OS ATOS DOS APÓSTOLOS: De maneira sutil, porém bastante evidente, Lucas destaca o mandamento do Cristo que justifica não apenas a expansão da Igreja como a sua universalização (At 1.8). Evangelizar e fazer missões é a nossa obrigação.
3-      ESTIMULAR AOS CRENTES: Ao encerrar os Atos dos Apóstolos, Lucas deixa bem claro a todos nós que aqueles atos não foram encerrados com a prisão de Paulo em Roma, mas acham-se abertos e livres para que evangelizemos e façamos missões até a volta de Jesus. 

3 comentários:

  1. Bom dia a todos,referente a Filipe e o eunuco o livro conta que o eunuco lia e não entendia o que lia e nem de quem se tratava, assim e conosco que muitas vezes lemos não entendemos e não buscamos ninguém para nos orientar. por isso desse estudo para nos fortalecer e esclarecer quanto a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Referente ao CAP. 10 VERS. 9, sobre a visão de pedro, ela refere-se somente a acepção de pessoas ou tem a ver com comida também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite a todos! Excelente pergunte Felix! Bastante polêmica também. Por este motivo eu não responderei neste espaço, mas sim na próxima postagem para poder elaborar melhor a resposta e não deixar dúvidas, ok.

      Excluir